Crise mundial da água, uma visão geral:


- Em muitas regiões, os poços estão secando.
- Os lençóis freáticos estão ficando poluídos e a água deles não é mais potável.
- 5 bilhões de pessoas enfrentam problemas de escassez de água pelo menos de um mês por ano.
- Menos de 3% da água do mundo é fresca.
- Norte da África, Oriente Médio, Índia, México, grandes porções da América do Sul e muitas ilhas enfrentam os maiores desafios sobre água.

- À medida que a população mundial continua a crescer, são milhões a mais sob estresse hídrico.
 

A escassez de água multiplica o risco, aumentando as chances de conflito civil após períodos de seca, entre outros problemas. O Relatório do Fórum Econômico Mundial de 2016 alerta que "a falha em lidar com as mudanças climáticas e as crises hídricas" também pode desencadear migrações em larga escala.

Os países de baixa renda são mais vulneráveis, pois carecem de boa governança e não têm recursos para investir em infraestrutura hídrica.


Com quase 78% dos pobres do mundo vivendo em áreas rurais, eles são os primeiros e mais atingidos pela escassez de água, sofrendo perdas significativas de renda. Essas perdas impedem as famílias rurais de investir em seus filhos. Por exemplo, “As crianças no Vietnã que sofreram esses choques mostraram atrasar a entrada na escola, retardar o progresso na escola e ter uma altura menor do que seus colegas que não sofreram esse choque”.

 

As crianças nas áreas rurais da Índia e do México foram igualmente prejudicadas devido à escassez de água. A escassez aumentada de água também espalha doenças por causa da exposição à água contaminada e menos água para a higiene. Também existem efeitos a longo prazo, inclusive causando déficits nutricionais em crianças pequenas que podem afetar permanentemente suas capacidades de aprendizagem.

Escassez de água. Uma crise global.

4,3 bilhões de pessoas enfrentam escassez moderada a grave de água pelo menos um mês do ano.

Nossas soluções de água existentes estão enfrentando problemas.

Os poços estão secando à medida que os aquíferos estão sendo retirados mais rapidamente do que estão sendo reabastecidos. Em outros casos, o lençol freático foi poluído e a água do poço não é mais segura.

A coleta de água da chuva é geralmente suplementar. Muitas partes do mundo experimentam longas estações secas com pouca ou nenhuma chuva. A mudança dos padrões climáticos não o torna confiável.

A dessalinização em escala tem sido um desafio técnico. A tecnologia tradicional só é viável em instalações grandes e caras, adequadas para alimentar sistemas de água municipais.

 

O tratamento de água contaminada também tem sido um desafio técnico em escala. Existem inúmeras tecnologias para extrair água da umidade. No entanto, a maioria só conseguiu isso em nível pessoal ou doméstico.

Os 10 principais países com o maior número de pessoas vivendo sem acesso à água potável.

  Posição                                     Números     

  1. Índia                                    75.777.997 

  2. China                                   63.166.533 

  3. Nigéria                                57.757.141 

  4. Etiópia                                 42.251.031 

  5. Congo                                 33.906.771 

  6. Indonésia                            32.286.276  

  7. Tanzânia                              23.239.992 

  8. Bangladesh                         21.088.119 

  9. Quênia                                17.205.557 

  10. Paquistão                            16.096.404 

Quanta água uma pessoa precisa?

No nível de subsistência, algumas pessoas têm acesso a apenas 5 litros de água por dia para todas as suas necessidades de cozinhar, beber e saneamento.

 

A Organização Mundial da Saúde especifica 50 litros por pessoa por dia como a quantidade "intermediária" recomendada necessária para manter a saúde, a higiene e para todos os usos domésticos.

Em comparação, o americano médio usa de 300 a 375 litros por dia. Desse modo, 26% da água interna é usada para lavar banheiros, 22% para lavar roupas e 19% para tomar banho.

Mulheres africanas saarianas gastam 16 milhões de
horas por dia coletando água potável.
E você acha que seus dias de trabalho são longos.

DA SILVA FURTADO LTDA

SHIS QI 05 BLOCO D SALA 02 LAGO SUL

CEP: 71615-485
BRASÍLIA, DF

Tel: +55 61 98343 4683

Tel: +55 48 98826 9610

Tel:    +1  315 913 5216